A I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL) foi aberta, na manhã desta quarta-feira (16) no museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, área central da capital pernambucana. A cerimônia contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara; da vice-prefeita de Recife, Isabella de Roldão, representando o prefeito João Campos, e diversos representantes das instituições e organizações envolvidas com o evento. 

A CIRSOL busca criar um debate acerca dos impactos dos resíduos sólidos para a realidade climática que o mundo vivencia. Ações para o futuro vão ser discutidas e evidenciadas e também serão observados os avanços no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essas metas foram estabelecidas pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU).

A CIRSOL debaterá sobre os resíduos sólidos e as 21 instituições correalizadores da conferência assinaram o memorando de entendimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Contando com 140 palestrantes de mais de 17 países, o evento segue até a sexta-feira (18) e será a primeira conferência sediada no Brasil a discutir a relação entre o descarte de resíduos sólidos e a preservação do meio ambiente.

Abertura - Na abertura, as falas de Paulo Câmara, de Isabella de Roldão e de diversos representantes do Brasil e do mundo demonstraram a importância da sustentabilidade diante das mudanças climáticas. 

“Hoje, o problema de enfrentamento às mudanças climáticas e a crise climática é um problema muito sério e a causa dela é que, efetivamente, não temos conseguido dar o devido tratamento aos resíduos. Uma Conferência dessa, que reúne empresas, governos do Brasil e do mundo, e universidades, e que articula como nós podemos dar um tratamento adequado para aqueles materiais que já não tê mais utilidade, tem uma relação direta com o planeta e com a vida das pessoas”, secretário estadual de Desenvolvimento e Sustentabilidade, Antônio Bertotti.