A I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL) promovida pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e correalizada por mais 22 instituições, debaterá durante três dias (16 à 18 de março), na área central do Recife, o tema da Gestão de Resíduos Sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas. O apoio anunciado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao secretário de meio ambiente José Bertotti, na manhã desta terça-feira, 15, vem fortalecer a organização  do evento que deve deixar um importante legado rumo a um planeta mais sustentável.

“Saí da reunião do TCE bem satisfeito. Confirmamos a participação do Presidente do Tribunal de Contas, Ranilson Ramos, na abertura da CIRSOL. Garantimos a participação de técnicos e conselheiros do núcleo de gestão de resíduos sólidos para realizar um curso para os gestores participantes da Conferência e ainda firmamos uma pareceria para a utilização da praça que tem ao lado do prédio do TCE para apresentações culturais, proporcionando uma maior interação do público no evento e tornando mais participativa a conferência. Então, este apoio vem reforçar nosso evento que já nasce grande,” avaliou Bertotti.

A CIRSOL será um marco no estímulo do debate sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos em Pernambuco e deve impulsionar ações que resultarão no cumprimento dos compromissos assumidos com a Agenda 2030 da ONU, que é o plano de ação global, reunindo 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.

Participaram ainda deste encontro, a presidente do Instituto de Cooperação Internacional para Meio Ambiente (ICIMA), Ana Paula Rodrigues e o Conselheiro do TCE Carlos Neves.

Fonte: Site da Semas