A Sala das Nações foi inaugurada, no prédio da Associação Comercial de Pernambuco (ACP), durante a programação da CIRSOL. O ambiente busca aproximar a população em geral da realidade do ambiente diplomático pernambucano e nordestino, recebendo visitas de consules e autoridades diplomáticas, representações comerciais, escolas e público em geral.

iniciativa busca também disseminar a importância desse hub em Pernambuco, estado que possui 43 consulados extremamente atuantes, sendo superado apenas pelo estado de São Paulo. "A CIRSOL foi um evento internacional que deixou um legado importante para Pernambuco e para o Nordeste. Também marcou a inauguração da nossa sala e foi convidada pelo presidente da Associação Comercial de Pernambuco para ser um espaço permanente para que possa receber as autoridades diplomáticas e representações comerciais dos países que estão aqui em Pernambuco ou que vem conhecer Pernambuco". 

Cerca de 40 alunos e 8 professores das escolas Colégio Municipal Terezinha Pessôa de Queiroz, Centro Educacional Avançar e Escola Municipal Severino Canto também visitaram a Sala das Nações, com o apoio da Usina de Arte.




ALIANÇA CONSULAR DO NORDESTE

Em setembro de 2018, 23 cônsules (24 países representados) reuniram-se em um grupo coeso que, desde então, vem buscando se  vem se reunir e atuar em conjunto. Fazem parte: Áustria, Bélgica, Bulgária, Costa do Marfim, Colômbia, Dinamarca, Eslovênia, Estados Unidos Mexicanos, Finlândia, Guatemala, Indonésia, Malta, Países Baixos (Holanda), República Tcheca, República da Eslováquia, Romênia, República das Filipinas, Espanha, República de Cabo Verde, República do Chipre, República Helênica (Grécia), Senegal, Suécia e Suíça.