A Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL) conta agora com a parceria da Prefeitura de Olinda. Em reunião entre gestores municipais e organizadores, o município apresentou as medidas adotadas em relação à gestão de resíduos sólidos e outras boas práticas, que serão compartilhados durante a CIRSOL, realizada entre 16 e 18 de março. 

Os representantes da Prefeitura de Olinda presentes na reunião foram a secretária de governo, Maria do Carmo Batista, o secretário de gestão urbana, Marconi Madruga, o secretário executivo de serviços públicos, Pedro Sampaio, o secretário executivo de controle urbano e ambiental, Rodrigo Cardoso e o secretário executivo de Planejamento Ambiental, Wolney Queiroz. Pela organização da CIRSOL, compareceram Fernanda Rocha, assessora de relações institucionais, e Roberto Júnior Nunes, diretor financeiro.

“Ficamos animados com a perspectiva de mostrarmos mais sobre a tratativa de resíduos no município de Olinda, que é cidade irmã de Recife. Essa parceria estabelecida tem muito a ser explorada e trabalhada. A cidade é histórica e é importante que a educação ambiental também seja um dos pilares principais de transformação da sociedade”. disse Fernanda Rocha.

Entre as iniciativas destacadas estiveram os jardins sustentáveis criados pela gestão e o uso de pneus reaproveitados na arborização. Outro destaque é o trabalho de recolhimento de material reciclado que costuma ser realizado no Carnaval, gerando renda para os catadores.

A CIRSOL será realizada, no Recife, em formato híbrido, reunindo estudantes, comunidade acadêmica e científica e outros profissionais que atuam na área de resíduos sólidos do Brasil e do mundo. A programação conta com oficinas, workshops, debates e feira de negócios, entre outros destaques.