Com foco na sustentabilidade, o Brasil será palco da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL), que vai acontecer na cidade do Recife e conta com apoio da Prefeitura de Olinda, entre os dias 16 e 18 de março. A Marim dos Caetés será um dos destaques da iniciativa.  O evento vai reunir representantes do setor privado, público, organismos internacionais, acadêmicos e sociedade civil, e ocorre, gratuitamente, em formato presencial e online. As inscrições podem ser feitas através do site da conferência.

As ameaças ao meio ambiente têm sido uma pauta constante nos debates entre chefes de Estado, organizações internacionais, empresas e sociedade civil. Ano passado, por exemplo, na Quinta Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-5) falou-se muito a respeito da crise relacionada aos resíduos sólidos – cujo manejo inadequado é fonte de emissão de dióxido de carbono, contribuindo para o efeito estufa.

A #CIRSOL reunirá 140 palestrantes de mais de 17 países e conta com 21 instituições correalizadoras de alta relevância – que assinaram um memorando de entendimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o objetivo de produzir, em conjunto, o evento. Será a primeira conferência no Brasil desse porte sobre o tema.

OLINDA

Dentre as iniciativas no município de Olinda, mais de 100 jardins sustentáveis já foram criados, desde 2018, pela Secretaria de Gestão Urbana. Cerca de 3 mil pneus, que poderiam ser lançados irregularmente no meio ambiente, estão sendo empregados na arborização, entregando ainda mais qualidade de vida para todos.

Outro destaque é o trabalho de recolhimento de material reciclado que é realizado no Carnaval. Em 2020, por exemplo, mais de 120 toneladas foram recolhidas. Além de ajudar o meio ambiente, a iniciativa gera renda para os catadores.

Fonte: Prefeitura de Olinda