Nos três dias da Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (Cirsol), de 16 a 18 de março, a Prefeitura de Olinda será destaque e apresentará um de seus projetos que tem a sustentabilidade como cerne, melhorando ainda mais a qualidade de vida da população. Em frente ao Marco Zero do Recife, os frequentadores poderão conferir o Jardim Sustentável.

A Prefeitura irá montar um jardim sustentável dinâmico que estará com atividades durante os três dias para que as pessoas acompanhem como é a montagem do equipamento e recebam instrução sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A iniciativa, de baixo custo, proporciona a redução de substâncias tóxicas no ar, estabilidade térmica com a eliminação de pontos críticos de lixo que, além de sujeira, podiam afetar a saúde, a mobilidade e a segurança das pessoas.

Desde 2021, mais de 150 jardins sustentáveis já foram instalados em Olinda. Nos locais onde antes se via descarte irregular de lixo, agora estão ocupados por cores, plantas e uso de materiais reciclados. Mais de 3.500 pneus que poderiam ser descartados de forma irregular se transformaram em jarros para as espécies tropicais, bancos, peças de paisagismo. A população é uma parceira, aguando as plantas, o que aumenta o sentimento de pertencimento na localidade.

Fonte: Prefeitura de Olinda