O primeiro Observatório Brasileiro de Resíduos Sólidos foi lançado em meio à programação da CIRSOL com o objetivo de fortalecer o legado da conferência e contribuir com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em cerca de 10 dias, os representantes envolvidos se reunirão novamente para instituir sua diretoria e definir a constituição.

A cerimônia de lançamento contou com a presença da Assessora de Desenvolvimento Territorial do PNUD Brasil, Ieva Lazareviciute, da vice presidente do Pacto Global, Solange Ribeiro, do presidente da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA), Carlos Silva, do secretário de meio ambiente de Pernambuco, José Bertotti, e da presidente do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente, Ana Paula Rodrigues.

Confira alguns depoimentos:

“Desejo que a partir desse grande momento o Observatório ganhe vida e siga sendo utilizado, compartilhando seu conteúdo de forma a ser motivador e inspirador.” Ieva Lazareviciute, PNUD.

“Os ODS são um caminho, uma estrada longa e transformadora. Então, é preciso mesmo buscar a coalizão porque sozinho ninguém vai conseguir mudar.” Solange Ribeiro, Pacto Global.

“Precisamos acompanhar com atenção o ponto de que a gestão de resíduos deve trabalhar com o enfoque de proteger o meio ambiente e a saúde e que possa também contribuir com outras questões.” Carlos Silva, ISWA.

“Além de monitoramento de tecnologias, precisamos aplicar a legislação brasileira. O Observatório deve estabelecer metas e fazer o monitoramento do dia a dia. Vamos colocar a gestão de resíduos como um modelo de negócio.” José Bertotii, Semas.

"A CIRSOL já nasceu grande, com o envolvimento de 21 correalizadores e muitos parceiros com o desejo de contribuir. Percebemos que ela se encerra ainda maior. O Observatório já acompanhará a Carta de Pernambuco.” Ana Paula Rodrigues, ICIMA