Como os países estão efetivamente enfrentando o desafio das mudanças climáticas e de que forma os esforços e acordos pactuados na #CIRSOL podem contribuir? Essa questão será discutida em uma das mesas de debate da conferência que tem o objetivo de estimular a criação de ações concretas na direção do cumprimento das metas nacionais e internacionais para 2030. O debate chamará a atenção para o fato de que, como demonstrado na COP 23, as metas são ousadas, mas as medidas têm se tornado tímidas. 

A mesa terá também a missão de discutir a questão da existência de um discurso de cobrança enfático por parte de países desenvolvidos em relação aos países em desenvolvimento. Um dos palestrantes é David Biderman, Diretor-Executivo de Resíduos Sólidos da Associação da América do Norte (Swana) e líder em sólidos da Associação de Resíduos nos Estados Unidos e Canadá. Biderman atuou durante 18 anos como Conselheiro Geral, Diretor de Segurança e Vice-presidente de Advocacia do Conselho Nacional da Associação de Resíduos e Reciclagem. 

O outro palestrante é Ren Zhiyuan, especialista do Centro de Cooperação Ambiental Estrangeira, afiliado ao Ministério de Ecologia e Meio Ambiente da RP da China (FECO/MEE, China) e membro do Comitê de Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) do Comitê Sociedade Chinesa de Ciências Ambientais. Zhiyuan atua na gestão de projetos de cooperação ambiental internacional há mais de dez anos e desenvolveu trabalhos de pesquisa sobre a negociação e implementação da Convenção de Estocolmo, gestão ambiental de resíduos sólidos e químicos, entre outros. 

A mesa está programada para o dia 16 de março, às 14h. Confira a programação completa das mesas de debates aqui.