Foi na alegria e efervescência do frevo, no auditório do Cais do Sertão, que a CIRSOL deu início a sua programação na presença de especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil. Reunindo até sexta-feira (18), 140 conferencistas de 17 países em 35 mesas de debates, a cerimônia de abertura garantiu muita cultura e tradição pernambucana, começando com um pocket show do Maestro Spok, passistas e capoeiristas.


A abertura marcou também o lançamento Plano de Carbono Neutro de Pernambuco pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) e a assinatura pelo decreto pelo governador Paulo Câmara para a implantação do plano e criação do Comitê Estadual Pernambuco Carbono Neutro (CEPEN).

Além do governador e presidente do Consórcio de Governadores do Nordeste, estiveram presentes o secretário de meio ambiente de Pernambuco, José Antônio Bertotti, a vice-prefeita Isabela de Roldão, a representante residente do PNUD no Brasil, Katyna Argueta, o  presidente do Conselho Regional do ICLEI e enviado especial do Conselho Global do ICLEI para a América Latina, Geraldo Júlio, o presidente do Movimento Nacional de Catadores, José Cardoso, o vice-consul de Portugal no Recife, Marcos Ferreira Melo, entre outras personalidades de destaque internacionais e nacionais (lista completa aqui).

O governador Paulo Câmara destacou que a temática dos resíduos sólidos é um dos maiores desafios da atualidade.

“Temos orgulho em receber, e recebemos com muita gratidão, a presença e ajuda de todos. A CIRSOl já é um feito histórico pela mobilização e envolvimento que proporcionou. Ela reforça a ideia de retomada, de inovação e de força. Estou confiante nos trabalhos conduzidos aqui”, governador de Pernambuco, Paulo Câmera.

A presidente do ICIMA e idealizadora da CIRSOL, Ana Paula Rodrigues, destacou que a CIRSOL nasce com a missão de mover o mundo na direção correta, no caminho da sustentabilidade.

“Por meio dos nossos correalizadores, que reúnem os setores privados, público, organismos internacionais, academia e sociedade civil, poderemos deixar um grande legado”, presidente do ICIMA e idealizadora da CIRSOL, Ana Paula Rodrigues. 

Head de Sustentabilidade da Ball para a América do Sul, Estevão Braga, reforçou a harmonia da data de início para a CIRSOL.  

"A conferência não poderia acontecer em melhor momento. Hoje, 16/03, é o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, e a agenda de resíduos sólidos tem tudo a ver com os desafios da economia circular e das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. A Ball, como a maior fabricante de embalagens sustentáveis de alumínio do mundo, traz para a conferência o exemplo perfeito de que é possível, ao mesmo tempo, reduzir a geração de resíduos sólidos, reduzir as emissões de carbono e seus efeitos sobre o clima. Isso porque a lata de alumínio é a embalagem mais reciclada do Brasil e do mundo. De cada 100 latas vendidas no Brasil, 97 são recicladas e voltam para as prateleiras como novas latas em até 60 dias. É a economia circular na prática, gerando renda e impostos para a nossa economia, sem gerar lixo e com a menor pegada de carbono do mercado."