A cidade de Igarassu, que alcança recordes de reflorestamento na região e possui diversos programas voltados para o meio ambiente, terá destaque na Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL), marcada para os dias 16 a 18 de março em Pernambuco.  A programação do evento conta com palestras, mesas temáticas, workshops, oficinas, feira de artesanato sustentável e muito mais; a proposta é pautar “A Gestão de Resíduos Sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas”.

Dentre as iniciativas da prefeitura, se sobressai a criação do Bosque da Memória — um espaço que era um ponto de lixo e foi revitalizado e reflorestado em homenagem às vítimas de COVID-19 —, e o constante plantio de árvores, principalmente de ipês-brancos, a árvore-símbolo da cidade. De 2021 a 2022 foram 2.152 mudas plantadas.

Na avaliação da secretária de Meio Ambiente e Biodiversidade de Igarassu, Patricia Amélia, a cidade conta com uma gestão pública com foco nas pautas sustentáveis pelo olhar visionário da prefeita professora Elcione Ramos, coordenadora dos ODS e também vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) das Cidades Litorâneas.

“O nosso município é parceiro atuante neste encontro com um olhar para o futuro, através de troca de experiências, integração e vamos promover o desenvolvimento sustentável. Este encontro é de grande relevância que,  iremos promover um debate sobre a gestão de Resíduos Sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas. A CIRSOL-Recife/PE deixará um importante legado rumo a um planeta mais sustentável, garantindo um futuro cada vez melhor para as próximas gerações”, destacou a gestora.

Fernanda Rocha, assessora de Relações Institucionais da #CIRSOL, reafirma que a política de educação ambiental e as diversas ações exercidas em Igarassu, mostram com clareza o compromisso com a sociedade com uma visão sistemática para o assunto: “Igarassu, por ser litorâneo, tem o mar como uma importante fonte de sobrevivência. Chamou-nos bastante a atenção a parceria do município com os catadores e pescadores, em que todas as semanas uma comitiva trabalha em prol da retirada de resíduos sólidos do mar”, ressalta a assessora.