O Programa Replug foi lançado pelo secretário de meio ambiente e sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, na CIRSOL. A iniciativa foi criada como uma alternativa de destinação correta para os resíduos eletroeletrônicos no estado, visando evitar a contaminação proprocionada ao meio ambiente quando são descartados de forma inadequada. O Replug conta com a parceria da Reeecicle, instituição que atua há mais de 25 anos com logística reversa, reciclagem e remanufatura.

O Programa disponibilizará 30 coletores. “Este um programa tem um carater educativo, mas também tem uma prática efetiva, conduzindo a população a descartar aqueles equipamentos que estão quebrados em casa, como celular velho ou um computador de forma correta. Esses equipamentos tanto podem ser reaproveitados como também devem ter uma descarte adequado, pois são constituídos por metais pesados, que podem contaminar o solo ou bacias que comprometem o abastecimento de agua das cidades,” esclareceu Bertotti.

O secretário informou que os equipamentos descartados pela população nos pontos de coleta serão recolhidos pela equipe e serão encaminhados para passar por um processo de triagem, seguindo para o processo de manufatura reversa, sendo desmontados e transformados em matéria prima para serem devolvidos à indústria. 

Fonte: com informações da Semas/PE