Para alcançarmos um estilo de vida mais sustentável é necessário modificar comportamentos. Nesse caminho, a educação ambiental surge como aliada fundamental e fortalecerá ainda mais o legado da #CIRSOL. Além dos painéis e mesas redondas previstos na programação da conferênca, diversas atividades práticas e interativas estão programadas com o intuito de sensibilizar e capacitar as pessoas interessadas durante os três dias da agenda.

Nos stands instalados na Avenida Rio Branco, no bairro do Recife Antigo, será possível participar de jogos interativos, deixar material para coleta de resíduos eletroeletrônicos e saber mais sobre eficiência energética. Entre as instituições parceiras responsáveis por essas atividades estão a Reecicle, ASA, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-PE), Neoenergia e Compesa.

A programação oficial e de atividades simultâneas também tem destaque para atividades de educação ambiental a partir de oficinas e minicursos. Aberto para público em geral, mas com um olhar atento aos jovens, a Secretaria de Juventude do Recife e Coletivo de Jovem Pelo Meio Ambiente Recife ministrará as oficinas Como a geração de Resíduos Sólidos contribui para a crise climática e Racismo ambiental e resíduos sólidos no século das mudanças climáticas. Saiba mais na página de oficinas da programação.

Limpeza - Junto com a Xô, Plástico, a Secretaria de Juventude, também promoverá uma ação de limpeza como forma de conscientização ambiental. A partir dos itens coletados será ministrada uma oficina, que abordará também uma breve história do plástico, seu tempo de decomposição e como funciona a sua reciclagem.

Já o IFPE trabalhará, em seu minicurso, a temática dos 17 ODS da Agenda 2030, suas metas e indicadores. A proposta será abordar a Agenda 2030 como um plano de ação global para a melhoria da qualidade de vida no planeta, mas estimulando atitudes locais sustentáveis. Saiba mais, aqui.

Para saber mais sobre as atividades de educação ambiental, confira aqui.