Reconhecida e declarada Cidade da Música pela Unesco, o Recife vai receber com maracatu, frevo, canto e poesia os participantes da CIRSOL. A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife estão oferecendo três dias de celebração às belezas e tradições culturais da cidade, na área externa do museu. A programação cultural abriu o evento, com show da Spok Frevo Orquestra, e a partir das 19h desta quarta-feira (16), Mateus e Catirina abrirão alas para as apresentações do Maracatu Raízes de Pai Adão, às 19h20, e de Antônio Marinho e sua Em Canto e Poesia, a partir das 20h30.

Na quinta-feira (17), o bloco lírico O Bonde desfilará suas tradições no evento, às 13h30. Mais tarde, a partir das 19h, Mateus e Catirina recebem mais uma vez os convidados, abrindo alas para a programação da noite, que contará com shows de atrações como a Banda de Pau e Corda, a partir das 20h30. Na sexta (18), vai ter Boi Faceiro, às 13h30. E, das 19h em diante, a festa segue comandada por Mateus e Catirina, que receberão o público para os derradeiros shows, de Bia Villa-Chan, às 20h30, entre outras atrações.

VisitantesPara auxiliar o público, a Secretaria de Turismo e Lazer disponibilizará o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel. Para proporcionar mais conforto e agilidade aos participantes da CIRSOL, um ônibus do CAT Móvel estará disponível das 12h às 16h, em frente ao Cais do Sertão. O transporte tem como objetivo dinamizar e ajudar a promover as ações de apoio ao turista nacional e internacional, além de moradores do município, fornecendo informações acerca da cidade do Recife. A estimativa de público por dia é de cerca de mil pessoas, dentre elas, turistas nacionais e internacionais, bem como público local.

A articulação da Prefeitura envolveu secretarias municipais e estaduais, além de auxiliar na coordenação da estrutura da organização, sendo elo entre correalizadores, a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco.

CIRSOL - A CIRSOL tem polos descentralizados, oferecendo programações no Cais do Sertão - principal local de debates -, Apolo 235, Armazém 14, Banco do Brasil, Centro de Artesanato, Escola Técnica Porto Digital, Paço do Frevo, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Softex. De forma simultânea à conferência, outros importantes eventos acontecerão nesses três dias: o I Encontro Nacional do ICLEI Brasil; o XXIV Encontro Nacional do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27); e a Reunião do Conselho Executivo Regional para América do Sul do ICLEI (RexCom).

Fonte: Prefeitura do Recife