A urgente pauta ambiental tem todas as atenções de Pernambuco. As políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas, que afetam o mundo todo, compõem a principal missão da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. Entre esta quarta-feira e sexta-feira (16, 17 e 18 de março), o Governo do Estado, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Prefeitura do Recife e mais 22 instituições, estará promovendo, no Recife, um dos principais eventos ambientais do mundo em 2022: a CIRSOL – I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos.

Abertura - A cerimônia de abertura da CIRSOL acontecerá nesta quarta-feira (16/03), Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças do Clima, às 9h, no Cais do Sertão (Recife Antigo) com um pocket show do Maestro Spok. Logo após, o Governador Paulo Câmara dará boas-vindas aos participantes, falará sobre a importância do evento para o Estado. Na ocasião, também será lançado o Plano de Descarbonização de Pernambuco e o Governador Paulo Câmara assinará um decreto formalizando o compromisso com a neutralidade de emissões de carbono até 2050, criando o Comitê Estadual Pernambuco Carbono Neutro (CEPEN).

O comitê terá a missão de apoiar e monitorar a implementação do Plano de Descarbonização do Estado, que será apresentado também ao público na sala São Francisco. O Plano configura-se como uma estratégia estadual para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e contribuir para evitar o aumento do aquecimento global e suas consequências. As medidas envolvem os setores de Energia & Indústria, Transportes, Resíduos e Agricultura, Floresta e outros usos do solo. 



No primeiro dia da CIRSOL, também serão lançados os programas Replug e a exposição fotográfica “Catadoras de Luxo”. O Replug será lançado antes da abertura, às 7h30, no hall de entrada do Cais do Sertão. Seu objetivo é orientar e disponibilizar soluções para o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, promovendo educação ambiental e oferecendo alternativa de como recolher esses resíduos. O Estado contará com 50 containers coletores de resíduos, numa parceria com o Reciclee que recebe doações de empresas e também recolhe nas residências equipamentos maiores como geladeira, máquina de lavar, fogão, entre outros.

Para saber mais sobre o Plano de Descarbonização de Pernambuco, acesse: https://semas.pe.gov.br/pernambuco-carbono-neutro/.

Presenças - Também participam da abertura da CIRSOL a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, o secretário de meio ambiente de Pernambuco, José Bertotti, e o prefeito do Recife, João Campos, a representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Katyna Argueta, o secretário executivo do Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) para América do Sul, Rodrigo Perpétuo, e o ex-prefeito do Recife e presidente do ICLEI América do Sul, Geraldo Júlio, o presidente da AMUPE, José Patriota, e representantes da academia, com o reitor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), José Carlos de Sá, e da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão.

Semas - Ainda na tarde da quarta-feira (16), às 14h, o titular da Semas, José Bertotti, será palestrante na mesa referente ao Projeto CBC – Centro Brasil no Clima, na qual serão apresentadas políticas públicas pioneiras de baixo carbono e de redução de plásticos em Fernando de Noronha, em um projeto coordenado pelo CBC, em parceria com o Governo de Pernambuco e o setor empresarial. Também participam desta mesa, que terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da CIRSOL, Estevão Braga (chefe de Sustentabilidade na Ball Beverage Packaging South America), Guilherme Rocha (administrador de Fernando de Noronha) e Sérgio Xavier (Articulador político dos Projetos Governadores pelo Clima e HidroSinergia, no Centro Brasil no Clima – CBC ).

Já na quinta (17), às 14h, o secretário Bertotti, será painelista na sessão “Neutralidade de Carbono na América Latina: o caso de Pernambuco” no I Encontro Nacional do ICLEI Brasil – Governos Locais pela Sustentabilidade, que estará acontecendo de forma simultânea à CIRSOL. Na ocasião, o secretário apresentará em 7 minutos as experiências e perspectivas do Governo de Pernambuco na agenda de descarbonização do Estado. Encerrando o dia, às 16h30, a SEMAS PE lançará a exposição fotográfica “Catadoras de Luxo”, uma homenagem às mulheres catadoras de resíduos sólidos que atuam em cooperativas da região metropolitana do Recife, com fotos de Lu Rocha.

Na sexta-feira (18), às 8h, José Bertotti ministrará uma palestra na mesa “O Desafio do Lixo nas Águas – do Continente ao Mar”, que tem como objetivo provocar uma reflexão importante sobre quais os mecanismos para conter a contaminação, de onde vem o lixo, bem como apontar caminhos para que o Brasil possa dar a sua contribuição na luta por um ambiente livre de poluição. A mesa terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da CIRSOL.

Reunindo estudantes, comunidade acadêmica, científica e profissionais que atuam na área de resíduos sólidos no Brasil e no mundo, a CIRSOL trará debates de extrema importância para a agenda nacional e internacional do meio ambiente e deixará um legado importante no enfrentamento às mudanças climáticas. O evento estimulará a discussão sobre resíduos sólidos de forma multissetorial, com o intuito de gerar ações que resultem em impacto positivo de cumprimento dos compromissos assumidos com a Agenda 2030 da ONU, um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para promover uma vida digna para os seres humanos no planeta sem comprometer o meio ambiente e as próximas gerações.

Informações sobre inscrição e programação completa da Cirsol, aqui