Segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT), mais de 15 milhões de pessoas em todo o mundo trabalham com a coleta, triagem e reciclagem de resíduos gerados nas cidades. No início de março (1º de março), é celebrado o Dia Mundial dos Catadores e das Catadoras de Materiais Recicláveis, em memória às vítimas do massacre de Ottawa, ocorrido na Universidade Livre de Ottawa, na Colômbia, em 1992, quando 11 catadores foram assassinados no trabalho.

O trabalho desempenhado pelos catadores e catadoras é fundamental para o desenvolvimento sustentável do planeta, temática fortemente relacionada à #CIRSOL. Ao retirar toneladas de resíduos das residências, comércios, vias públicas, margens de rios e outros locais inapropriados para o descarte, essas pessoas contribuem para a logística reversa de materiais recicláveis. A atuação também contribui para a redução de emissão de gases no meio ambiente.

Apesar dessas importantes contribuições, as catadoras e catadores de materiais recicláveis geralmente não são legalmente reconhecidos como trabalhadores(as) e sofrem com as más condições precárias de trabalho e sem a adequada proteção social. A data também chama a atenção para a necessidade de promoção do trabalho decente para a categoria profissional no Brasil.

Políticas mais inclusivas de gestão de resíduos que integrem os catadores e as catadoras às cadeias formais de reciclagem podem contribuir para a promoção da reciclagem, para a criação de trabalho decente, redução da pobreza e inclusão social.

Confira a entrevista do secretário de meio ambiente e sustentabilidade do Governo de Pernambuco, José Antônio Bertotti Júnior, sobre o tema para o site da #CIRSOL.


Serviço ambiental

"É fundamental destacar o papel dos catadores e catadoras de material reciclado no Brasil. Temos avançado nessa questão da destinação adequada aos resíduos sólidos dentro do possível, mas ainda não conseguimos ter 100% de destinação correta. A média do Brasil é de 52% dos municípios destinando, pelo menos, seus resíduos para um aterro sanitário. Em Pernambuco já são 85% dos municípios. São eles (catadores e catadoras de material reciclado) que reciclam mais de 90% do alumínio, impedindo que se tenha que jogar na natureza de volta aquilo que já foi minerado, gasto, processado para se tornar um metal que pode ser laminado para virar uma lata. E isso faz com que você faça que a cadeia da economia circular tenha possibilidade de funcionar, produzindo o reaproveitamento desses materiais, gerando emprego e renda. Então, comemorar a data é valorizar o papel daqueles que, na minha opinião, hoje no Brasil, são os maiores prestadores de serviço ambiental como categoria."

Acordo na COP 26

"O papel da coleta de resíduos e reciclagem para a sustentabilidade do planeta, para se ter uma ideia, está relacionado a um dos principais acordos tratados na COP 26, que foi a questão da redução das emissões do metano. O metano é hoje responsável por uma parte considerável dos gases que causam o aquecimento global no planeta, inclusive, sendo 22 vezes mais danoso do que o gás carbônico. Quando você consegue trabalhar com a reciclagem e separação você dá um passo muito importante para o que a gente chama de recuperação energética. Ao fazer o trabalho de coleta seletiva e separação do material, você passa a ter a condição de poder fazer a compostagem e a produção de biogás."

Investimentos em Pernambuco

"O Estado de Pernambuco tem contribuído de maneira significativa nessa questão do trabalho dos catadores e catadoras de material reciclado, inclusive, com o anúncio dado pelo governador Paulo Camara na COP 26 de que iria investir R$ 15 milhões para fazer o encerramento dos lixões e desenvolver um trabalho de criação de centros de triagem de resíduos para trabalhar em parceria com as cooperativas de catadores. A proposta é construir esses galpões espalhados pelo estado, comprando equipamentos como prensas e balanças, fazendo qualificação e ainda incentivando a criação de cooperativas de catadores. Isso gera emprego e renda, qualifica a cadeia produtiva e faz com que a gente possa agir no sentido de cumprir o que preconiza a lei de resíduos sólidos, gerando uma cadeia de economia circular virtuosa com geração de emprego e renda, proteção à saúde das pessoas e dos trabalhadores, e, principalmente, dando um retorno positivo ao meio ambiente."

Legado da #CIRSOL

"A CIRSOL é um evento de caráter internacional que permite que a gente trate esse assunto (da gestão de resíduos sólidos e as mudanças climáticas) com a devida importância. É uma grande oportunidade realizar ela no Brasil, uma grande responsabilidade ter o papel de organizador dessa conferência em Pernambuco e, principalmente, destacar que um assunto que tem relevância tem que ser tratado com experiências das mais positivas no Brasil e no mundo. Uma conferência internacional de resíduos sólidos com o envolvimento do PNUD, do Banco Mundial, da Confederação Nacional de Municípios, de governos de Estado, da Frente Nacional de Prefeitos, de universidades e associações de empresas demonstra que existe interesse e que essa é uma cadeia produtiva importante. Quando você faz uma conferência internacional destacando a necessidade de enfrentamento das mudanças climáticas, ela demonstra que está sintonizada com os maiores desafios do planeta, que é criar um novo modelo de  desenvolvimento sustentável, gerando emprego e renda e protegendo o meio ambiente."